PROJETO DE ESTÁGIO BATERIA E A MÚSICA GOSPEL.

                                                          JORGINES COSTA GONDIM

Boas vindas!!!!



Sejam bem vindos!

Este blog foi criado para registrar as etapas do meu projeto de estágio, parte integrante do Estágio Supervisionado 4. disciplina do curso de Licenciatura em Música ofertada pela Universidade de Brasília - UNB. Em breve estarei realizando as primeiras postagens que irão expor desde informações sobre o local de estágio até as aulas propriamente ditas. Fiquem a vontade para explorar esse espaço musical! Abraços e até logo!




Dados Identificação :
ALUNO: Jorgines Costa Gondim
Local Do Estagio: Igreja Batista Ágape.
Quantidades de Aulas: 08 Aulas


JORGINES COSTA GONDIM, nascido em 1979 na cidade de Cruzeiro do Sul Acre, mais conhecido como JORGENEI GONDIM.

Nascido em uma família de músicos, começou a tocar bateria aos oito anos de idade. Com nove anos se mudou para João Pessoa, capital da Paraíba, onde começou a sua carreira como baterista. Estudou com DIMAS com quem aprendeu a ler partitura. Anos mais tarde voltou para sua cidade Rio Branco Acre, quando foi contratado pela Escola de Música do Acre como professor de bateria; percepção rítmica e percussão, escola com capacidade para 1200 alunos, depois começou a trabalhar com diversos artistas acreanos e artistas renomados nacionalmente como ARTHUR MAIA (Gilberto Gil), CHICO CHAGAS (tecladista ex Cassia Eller), maestro MISAEL PASSOS (Victorino Silva), JOÃO DONATO (pianista), maestro CARAN (Fafá de Belém), RAFAEL CASTILHOUL (tecladista da cantora Anitta), FABRÍCIO DE SOUSA (baixista Cláudio Zole), LUO CAMPANELLY (guitarra solo), RONALD FONSECA (tecladista Trazendo a Arca), ISAC RAMOS (guitarrista Trazendo a Arca), BABY CONSUELO (Baby do Brasil), Cantor gospel André Valadão (diante do trono), Cantora gospel Mariana Valadão, pastor Judsom de Oliveira, cantor gospel Marcus Salles (ex-vocal da banda quatro por um) cantor gospel Ariane. Em 2002 tocou na OPERA AQUIRI com a regência do maestro MARIO LIMA BRASIL (DF), com a orquestra da E.M. B (ESCOLA DE MUSICA DE BRASILIA) também é professor da escola I.P. T (Instituto de Percussão e Tecnologia) no Acre, uma extensão da E.M. T (escola de musica e tecnologia) de São Paulo onde realiza vários workshops. Também toca no grupo instrumental Conexão Jazz. Hoje atua nos estúdios nos estúdios da cidade fazendo gravações para diversos artistas, a pouco mais de 2 anos inauguramos o estúdio da família o ESTUDIO GD MUSIC https://www.facebook.com/Studio-GD-Music-224543627645827/?fref=ts.
O estúdio GD MUSIC e equipado com que há de melhor em equipamento no Brasil, em 2013 inaugurou a sua própria escola de Música bastante conhecida na cidade a ESCOLA DE MÚSICA GONDIM com mais de 40 alunos ativos aprendendo a tocar bateria. Esta cursando licenciatura em música pela UnB/UAB (Universidade De Brasília), toca Na igreja Batista Do Bosque onde atua tocando com vários ministérios da igreja, a igreja hoje possui 3 mil membros e um templo com a capacidade para 4500 pessoas, atualmente e endorse das baquetas Albas. .


                                                                      INTRODUÇÃO


1. Bateria e a Música Gospel
 2. Contextualização
O projeto, Bateria e a música gospel, será desenvolvido na Igreja Batista Ágape, Com alunos de idades variadas entre 14 e 50 anos. O projeto será desenvolvido em oito aulas com duração de duas horas cada aula, os alunos aprenderão técnicas relacionadas ao instrumento bem como tocar os repertorio da música gospel.
3. Justificativa
O tema proposto foi escolhido através de uma pesquisa feita por mim, com os músicos bateristas que tocam na igreja na cidade de Rio Branco, foi relatada a dificuldade em se obter técnicas que abrangesse o instrumento no contexto da musica gospel, será apresentado aos alunos uma dinâmica, através de recursos de áudio e vídeo, e também tocarei através de play alongs variados repertórios tocados ultimamente nas igrejas, isto tornará a aula bastante dinâmica e participativa.

4. Fundamentação Teórica
ARAGÃO, Monique. Música, Corpo e Alma - Interpretação. A Comunicação Através da Música. 1ª Ed. São Paulo, Rocco, 2011.
SOUSA,Moises. Como nasceu a música gospel. Disponível em: http://informusicgospel.wordpress.com/2009/02/25/amusica-gospel-como-nasceu-a-musica-gospel/
BONDIA, Jorge Larossa. Notas sobre o saber e o saber das experiências. Trad. João Vanderleiy Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr  Nº 19. 2002
5.1. Objetivo Geral:
Executar corretamente as técnicas do instrumento, aprender a tocar o repertorio gospel da igreja, trabalhar a percepção auditiva.

5.2. Objetivos específicos:

a) Postura correta no instrumento, manusear as baquetas de maneira correta.  
b) Aquecimento antes de tocar, Rotina de estudo, Dinâmica no instrumento.
c) Saber Aplicar os 7 Rudimentos essenciais de forma musical na bateria.
d) Estudar utilizando metrônomo em diferentes Bpm.
e) Criar diversas viradas nas músicas gospel.
f) Aprender executar as Técnicas de pedal simples e duplo.
g) Tocar de maneira musical Respeitando os outros instrumentos.
h) Aprender a aplicar os Rulos de 5 toques (Five Stroke Roll) e o os Rulos de 6 toques (Six Stroke Roll) nos Ritmos e viradas.
i) Aprender sobre os Paradiddles e suas inversões, utilizando em ritmos e viradas.

6. Procedimentos (metodologia da aula)
1° aula
Iniciarei a aula apresentando-me, conhecendo os alunos, e explicando sobre o projeto “Bateria e a Música Gospel” (15 min.), e em seguida tocarei uma música na bateria acústica do cantor Eli Soares, em seguida falarei sobre técnicas relacionadas ao instrumento como: segurar as baquetas, postura, aquecimento, Rotina de estudo, (30min.) em seguida vou fazer algumas perguntas sobre as dificuldades que os alunos têm na hora de tocar o instrumento (30min.) em seguida irei abordar o tema sobre dinâmica do instrumento na hora de tocar, (30 min.). Depois de ter explicado sobre dinâmica no instrumento irei finalizar as aula tocando mais uma musica gospel do vocalista Eli soares mostrando aos alunos na pratica como tocar com dinâmica (30 min.).


2° Aula
A aula será iniciada com uma breve recapitulação da aula anterior (5min.), e em seguida, tocarei um tema instrumental para apreciação dos alunos (5min). E logo em seguida falaremos sobre o metrônomo, vou ensinar como os alunos devem estudar usando o metrônomo em diferentes bpm demonstrarei vários exercícios (40 minutos). Em seguida falaremos sobre os 7 Rudimentos essenciais para o baterista, praticaremos os 7 rudimentos  na bateria acústica demonstrando a maneira correta de toca – los  (40min.). Para finalizar a aula teremos uma Roda de conversa com os alunos para tirar as duvidas (30min).
3° Aula
 Iniciaremos a aula com uma breve recapitulação das aulas anteriores (15mim.) em segunda tocarei uma música gospel do cantor Judsom de Oliveira, após isso falarei sobre como fazer viradas de baterias de maneira mais musical nas músicas gospel, apresentarei algumas musicas que já são bem conhecidas no repertório dos bateristas gospel, a partir daí vou tirar varias duvidas sobre viradas abrindo um espaço para um conversa com os alunos (50min.) em seguida falarei sobre técnica de pedal, demonstrarei variadas técnicas de pedal simples e duplo para o desenvolvimento de velocidade, dinâmica coordenação motora (50min) e para finalizar tocarei mais uma música gospel demostrando as técnicas que foram estudadas no decorrer da aula (5min).
4° Aula
A aula terá início com uma recapitulação dos assuntos estudados nas aulas anteriores (15min), e logo em seguida, abordaremos a importância de tocar em conjunto respeitando cada instrumento e falarei sobre exageros musicais (50min) em seguida demonstrarei na bateria a diferença de tocar com poucas notas e com muitas notas (com exagero), (30min). Após a demonstração teremos uma Roda de conversa sobre o tema estudado para finalizar a aula (25min).
sobre a condução dos Ritmos, vou estar abordando o tema  como tocar mantendo a pulsação constante, apresentarei algumas técnicas relacionadas ao tema (50min) em seguida tocarei um play along do ministério Hill Song e abrirei um espaço para uma conversa e tirarei todas as duvidas  (50min.) e para finalizar tocarei um tema instrumental (5min).
5° Aula
Iniciaremos a aula com uma breve recapitulação da aula anterior (15min), em seguida vamos estudar sobre a condução dos Ritmos, vou abordar o tema como tocar mantendo a pulsação constante, apresentarei algumas técnicas relacionadas ao tema (50min) em seguida tocarei um play along do ministério Hill Song e abrirei um espaço para uma conversa e tirarei todas as duvidas  (50min.) e para finalizar tocarei um tema instrumental (5min).
6° Aula
A aula terá início com uma recapitulação dos estudos da aula anterior, (10 min.). Abordaremos nesta aula sobre os Rulos de 5 toques (Five Stroke Roll) (20min). Aplicação dos Rulos de 5 toques (Five Stroke Roll) no chimbal (20min). Aplicação dos Rulos de 5 toques (Five Stroke Roll) em viradas,  (50min). Finalizando a aula tocarei um tema demostrando as técnicas estudadas (15min).
7° Aula
A aula se iniciará do seguinte modo: Recapitulação da aula anterior, (10 minutos), iniciarei aula tocando uma música gospel do ministério Hill Song (5min), em seguida continuaremos falando sobre Rulos, mas agora abordaremos os Rulos de 6 toques (Six Stroke Roll) (50min) em seguida aplicaremos os Rulos de 6 toques (Six Stroke Roll) nos Ritmos e viradas (55min).
8° Aula
A aula terá início com a apresentação de 2 músicas (15min) e em seguida faremos uma breve recapitulação da aula anterior, (10 minutos), nesta ultima aula vamos aprender sobre os Paradiddles e suas inversões, abordaremos Combinações Ritmicas de Paradiddles, aplicação de viradas com Paradiddles e suas inversões utilizadas na música gospel (1.hs). a para finalizar abordaremos um pouco sobre o Time Manipulacion na bateria (40min).

7. Recursos:
Sala com acústica, Caixa de som, Bateria eletrônica, aparelho celular, computador e quadro branco.

8. Avaliação

A avalição será feita no decorrer de cada aula, e também no final do projeto observando o desempenho e o aprendizado de cada aluno.



Oi pessoal!



Segue os videos  da Aula 







Essa semana foi a primeira semana de estágio na Igreja batista àgape. Vou contar um pouquinho de como foi a aula.

Comecei a aula  me apresentando aos alunos, falei do projeto e como serias as aulas nas nas semanas seguintes, em seguida toquei um play along do cantor gospel Eli Soares,  comecei falando sobre as baquetas, como segurar e como se obter melhor resultado técnico e sonoro na hora da apresentação musical,  falamos sobre  postura, aquecimento antes de tocar e Rotina de estudos, os alunos fizeram diversas perguntas relacionadas aos temas abordados, em seguida falei sobre dinâmica e toquei mais um play Along do Ministerio Hill Song para demonstração.

Em seguida fizemos uma Roda de conversa onde conversamos muito sobre as dificuldades dos bateristas gospel em tocar em um ambiente sem acústica e sobre os desafios de trabalhar em grupo, nesta roda notei que a maioria dos bateristas tinham problemas com a dinâmica na hora de tocar, muitos também não possuíam uma rotina de estudos  diário, e todos nuca faziam ou fizeram um aquecimento antes de tocar, falei sobre as consequências futuras para o músico que não tem uma rotina de aquecimento antes do show. 


Os materiais utilizados na aula foram:
Ø  bateria eletrônica Roland TD 11 KV 
Ø  sistema de som da igreja
Ø  Notebook;


Quanto a participação dos alunos eu daria nota 10. Eles foram muito participativos e demonstraram ter vários conhecimentos sobre a música. A aula foi muito produtiva e espero que continuemos a alcançar nosso objetivo nesse projeto.


Abraços e até a próxima semana!

Queridos leitores,

Mais uma semana de estágio, com muita música!

Essa semana conseguimos avançar no projeto onde estudamos os 7 rudimentos essenciais e aplicação do metrônomo nos estudos  que será o foco das nossas aulas.

Para quebrar o gelo iniciamos  toquei uma música Mil Graus do ministério Renascer Praise . Depois de tocar falamos sobre os 7 rudimentos essenciais, expliquei como devemos estudar cada um doa 7 rudimentos essenciais, e  aplica- los de  maneira musical no instrumento,  os alunos puderam fazer perguntas e tirar as duvidas referente aos Rudimentos, em seguida toquei mais um tema utilizando os rudimentos estudados para a apreciação dos alunos.
Os 7 rudimentos essenciais são:
– Single Stroke Roll
– Buzz Roll
– Double Stroke Open Roll
– Five Stroke Roll
– Paradiddle Simples
– Flam
– Drag

Partitura dos 7 rudimentos essenciais.




Em seguida, falei sobre o metrônomo, expliquei como manusear o metrônomo e a sua função para o músico em geral, em seguida falei sobre como manipular o metrônomo tocando diversos ritmos na mesma pulsação, fiz vários exemplos tocando na bateria, abri um espaço novamente para os alunos  fazerem perguntas referente ao tema e tirar as duvidas, poucos alunos sabiam manusear o metrônomo, dois alunos nunca tinha ouvido falar sobre metrônomo.

Para finalizar a aula toquei um tema gospel chops demostrando os exercícios  abordados na aula, no final cada aluno pode tocar e demostrar tudo aquilo que aprendeu com seus colegas. 





Acredito que alcançamos um pouquinho mais do objetivo do projeto e a medida que as aula vão acontecendo, os alunos vão descobrindo uma serie de técnicas  novas e abrindo uma infinidade de possibilidades  para aplicações na música gospel. Os alunos ficaram a vontade e foram bastante participativos, cada um com suas particularidades. Nesse sentido é necessário saber lidar com as diferenças e procurar perceber as necessidades individuais dos alunos.
                                                                          videos da aula



Obrigado por sua visita. Voltem semana que vem que haverá mais novidades!

Abraços!



Queridos leitores, chegamos a nossa 3°  aula.

Mais uma semana de estágio, com muita música!

Essa semana conseguimos avançar no projeto e já estamos estudando varias combinações de rudimentos e aplicando na bateria.

Para quebrar o gelo iniciamos a aula com um instrumental de funk fusion.  Nesta aula falamos sobre técnicas de pedal e coordenação motora, primeiramente trabalhei o pé direto (Pedal), mostrei várias combinações de  exercícios de pedal, expliquei como aplicar estes exercícios nas músicas que são tocadas na igreja, em seguida  trabalhamos o pé esquerdo (chimbal), onde todos apresentaram varias dificuldades, mostrei como trabalhar o pé esquerdo junto com as levadas, utilizando varias combinações diferentes para uma mesma levada, em seguida falei sobre ostinatos trabalhando o pé direito e esquerdo junto com os exercícios de mãos.
                                                       Videos da aula. 





Em seguida, toquei 2 músicas onde apliquei o conteúdo estudado, mostrando as alunos na pratica como utilizar as técnicas na música gospel, abrimos uma roda de conversa onde os alunos puderam tirar todas as duvidas referentes aos exercícios estudados.
  fizemos uma atividade de pratica de conjunto, onde os alunos puderam tocar utilizando as técnicas estudadas durante as nossas aulas, a ideia era que cada aluno tocasse a mesma música para explorar a criatividade de cada um, e o resultado final foi muito satisfatório, os alunos interagiram com a aula. Foi interessante o resultado pois pude avaliar que os alunos entenderam os conceitos estudados.

                                                        vídeo  dos alunos na pratica de conjunto 





Acredito que alcançamos um pouquinho mais do objetivo do projeto e a medida que as aula vão acontecendo, ficamos mais familiarizados uns com os outros. Os alunos estavam mais a vontade e foram bastante participativos, cada um com suas particularidades. Nesse sentido é necessário saber lidar com as diferenças e procurar perceber as necessidades individuais dos alunos. Uns tem mais facilidade com o ritmo, outros facilidade em assimilar os exercícios, outros com a escrita na pauta. Essas diferenças devem ser aproveitadas para estimular o ensino colaborativo, em que cada um ajuda o próximo com aquilo que sabe melhor.

Obrigado por sua visita. Voltem semana que vem que haverá mais novidades!

Abraços!


Olá queridos visitantes,

Tivemos mais uma aula essa semana e foi bem produtiva.

       Chegamos a nossa 4° aula, nesta aula abordamos sobre os Rulos de 6 toques (Six Stroke Roll), comecei a aula falando um pouco da nossa aula anterior, fazendo uma recapitularão dos exercícios estudados, em seguida toquei um tema musical  para abordar o tema da nossa aula, expliquei como utilizar os Rulos de 6 Toques (Six Stroke Roll) de maneira musical e trabalhando as dinâmicas e acentuações, mostrei como criar variadas  viradas e de como aplica-las na música, expliquei que a viradas tinha que combinar com estilo da música que esta sendo tocada,  falei que nem sempre uma vidara serviria para tocar em outras músicas, que o baterista tinha que ficar atento para não colocar frases onde a música não pedia. Em seguida Toquei mais um tema de funk fusion, para explicar a respeito das viradas com os Rulos de 6 Toques (Six Stroke Roll) em variados estilos musicais. 
        fizemos uma roda de conversa para tirar todas as duvidas em relação os Rulos, os alunos fizeram varias perguntas e puderam tirar diversas duvidas, em seguida foi disponibilizado aos alunos a partitura com os exercícios estudados nesta aula.
    Abordamos um assunto muito importante, que e a sonoridade da bateria,  expliquei a questão de o baterista saber se comunicar com técnico de som, saber explicar ao técnico de som o tipo de sonoridade que o baterista que tirar do seu instrumento, porque sempre há um embate entre os bateristas e os técnicos de som, na verdade o som da bateria tem que sair como o baterista quer? ou como o técnico de som quer?, abrimos uma roda para discutimos esta questão, e foi muito produtivo a nossa conversa. 
           A aula foi um sucesso!! os alunos puderam conhecer e debater técnicas de bateria onde alguns nunca tinham ouvido falar, e através deste estagio os alunos puderam compreender como os bateristas profissionais utilizam estas ferramentas  para  melhorar as suas performances, 
Partitura do exercício da nossa aula:




Videos da nossa aula;






 Espero que tenham gostado e até a próxima semana!


Bem vindos a mais uma semana de estágio!

Estamos quase na reta final das nossas aulas e já avançamos bastante em nossa oficina bateria e a música gospel. A aula dessa semana teve como foco os exercícios lineares aplicados em viradas e levadas .


Comecei  aula tocando um tema chamado One drummer, para que os alunos pudessem apreciar as aplicações dos lineares na bateria, em seguida, expliquei o que são os lineares e de como eles são aplicados na bateria. expliquei para os alunos que  o estudo de manulações é muito importante porque haverá um tempo em que eles terão que quebrar o primeiro comando da bateria: “usar sempre batidas alternadas”. Tocar bateria faz com que a vida não seja tão simples quanto se imaginava.



A melhor maneira de trabalhar com manulações é praticar com combinações e permutações, falei de um livro que ultilizo muito em meus estudos diários o  “Stick Control” de George Stone.



Mostrei formas diferentes de estudar os lineares, trabalhando as combinações utilizando diferentes peças da bateria, e  não só apenas as maneiras que estão escritas. Há muitas coisas que  podemos criar.



Em seguida expliquei que devemos em  primeiro lugar, tocar as combinações com os pedais em ostinato.  Mostrei que Com as manulações,  podemos usar cada mão em um instrumento diferente, porque os diversos timbres vão tornar a audição mais compreensível. Esta é uma boa maneira de desenvolver o senso de polirritmia e síncopa, porque quando ouvimos cada mão separada,  percebemos certos ritmos que não perceberia se tivesse tocando com ambas as mãos no mesmo instrumentoa aula foi bastante tranquila, os alunos conseguiram interagir e captar o assunto abordado.
A seguir disponibilizei as partituras para o estudo. Veja alguns exemplos que toquei na aula com pedal de Baião:

Com as mãos na caixa


Deslocando a mão direita para o prato de condução



Aplicando a mão direita em alguns tambores



Tocando os vários padrões de manulação com diferentes tipos de notas. Digamos que o padrão está escrito em semicolcheias, vamos tentar mudá-lo para tercinas ou sextinas, sem mudar as manulações. Por exemplo, se o padrão for o seguinte:



 tocando como tercinas com a mesma manulação:



É claro que,  precisará do auxílio de um metrônomo mencionado nas aulas anteriores , ou que um membro (pé esquerdo no chimbal) mantendo o tempo para ter certeza que não perdeu a pulsação. 



A seguir, disponibilizo os videos da nossa aula abordando os lineares. 



Obrigado pela visita ate a próxima semana!!!


Olá pessoal! Tenho muitas novidades essa semana...

Chegamos na nossa 6° aula, esta aula foi direcionada para os alunos tirarem duvidas em relação aos temas estudados ate aqui, iniciamos a nossa aula com uma roda de conversa, os alunos puderam falar sobre as mudanças que obtiveram na hora de estudar e tocar, os alunos falaram dos desafios que enfrentam na rotina de estudos por conta de outras atividades como o trabalho, escola e a faculdade, os alunos relataram que sentiram uma grande melhora na performance com os exercícios estudados em nossas aulas, alguns receberam elogios  dos colegas da banda.
     
Os alunos comentaram que antes das aulas não percebiam que  estavam tocando de maneira errada por falta de um Professor, os alunos puderam perceber a importância de um professor para sua formação musical, antes a maioria só estudava através do youtube, discutimos os benefícios  e os malefícios de estudar só através do youtube, o aluno Ítalo comentou  que toda as vezes que acabava um show suas mão ficavam calejadas e ate saia sangue,  em nossa primeira aula onde abordamos sobre técnicas de mão, ele pode aprender a tocar de maneira mais natural e hoje não possui mais calos na mão e sua performance melhorou bastante.

Um outro ponto importante em nossa roda de conversa, foi o fato de muitos dos alunos não conhecerem a maioria dos Rudimentos essenciais, muitos já tocam na igreja, mas não sabiam os nomes dos exercícios que os mesmos praticavam em sua rotina de estudos, pude perceber que ao longo das nossas aulas os que alunos iam  falando; olha esta técnica eu estudo mas não sabia como se chamava, outros falavam: não sabia que poderia aplicar desta maneira.

Depois de ouvir os resultados positivos dos alunos, fizemos uma jam com todos alunos, onde eles puderam mostrar as técnicas que aprenderam durante as nossas aulas.

Fotos da Jam:





A aula foi bastante produtiva. Conseguimos atingir os objetivos.




Saudações musicais queridos visitantes!

Essa foi a penúltima aula do estágio, de muito trabalho e o mais importante, muito aprendizado e troca de conhecimentos!

Continuamos trabalhando os paradiddles, mas agora  estudamos as suas inversões, comecei a aula tocando um tema instrumental para demonstrar aos alunos a aplicação das inversões, em seguida expliquei como e tocado cada inversão,  expliquei como utilizar as inversões nas viradas e nos Grooves, fiz vários exemplos de como estudar utilizando os ostinatos, trabalhando caixa, bumbo e chimbal.

Como em todas as aulas realizei uma roda de conversa com os alunos, expliquei que estudar os rudimentos diariamente é importante para o desenvolvimento técnico, para trabalhar a resistência e a velocidade, para criar um vocabulário rítmico… mas praticar os rudimentos sem explorá-los de uma forma criativa e sem aplicação traz pouco benefício musical.  Expliquei as alunos que nem sempre uma determinada técnica que estudamos serve para todos os estilos musicais, o aluno tem que estudar para poder aplicar as técnicas de maneira musical, falamos novamente sobre estudar sem uma orientação de um professor, os males que isso causaria no futuro para o musico. 

Como sempre os alunos interagiram com as aulas, sempre fazendo perguntas e tirando duvidas, nesta penúltima aula, pude perceber o avanço de cada aluno alcançou com as oficinas de bateria através do estagio.


Partitura dos exercícios:

Segue os videos da aula.





Abraços musicais!


Chegamos ao fim do nosso projeto!

          Nesta última aula abordamos sobre o Time Manipulation. Hoje muitos bateristas utilizam esta técnica em seus grooves e solos, mas se tocado de maneira errada isso pode acabar com um show e o baterista acabar em apuros.
          Comecei explicando que um groove pode ser mantido e o mesmo tempo alterado, pode ter uma mesma sequência de notas e acentos, mas se trocarmos a figura e manter o mesmo padrão, isso ira confundir um pouco a nossa cabeça, pois a pulsação continuará no mesmo lugar, mas o ritmo dará uma outra sensação de tempo, uma sensação de desconforto na qual  chamamos de time manipulation ou deslocamento Rítmico. Em seguida mostrei vários exemplos básicos para clarear a cabeça dos alunos sobre este assunto, mostrei uma forma bem simples que é pegar um paradiddles simples, no qual consiste em DEDD  EDEE, ele possui quatro notas, geralmente acentuamos a cada 4 notas. Dai alteramos a velocidade que até então estava pulsando em divisão de semicolcheias, para tercinas, Uauuu !!! ai esta o grande segredo, percebemos que algo ficou esquisito, pois o acento que é o que nos dá uma segurança no Ritmo estará fora do tempo. 
       Expliquei que esta técnica tem que ser aplicada de maneira musical, e combinado com os músicos da banda, abrimos uma roda de conversa onde discutimos este assunto, os alunos puderam fazer perguntas e tirar todas as dúvidas.
Exercícios:



                                                                        Videos da aula;



                                                                       
                                                  
                                        
      
          No final tivemos a apresentação dos alunos, todo o esforço valeu a pena, tanto o meu quanto o dos alunos. Os resultados da aprendizagem foram percebidos em cada aula, onde os alunos tiveram a oportunidade de tocar no final e mostrar as técnicas que aprenderam na aula.  

                                                    Vídeo da Apresentação final dos Alunos;
  

                                                    

Este Vídeo mostra a superação de um aluno de bateria, Charles nasceu com um problema na mão esquerda, mas isso não o fez desistir do seu sonho que era tocar bateria.

                                                                                  

Considerações finais

     Parabéns a todos os alunos que participaram do estágio, cada um não mediram esforços para estar em todas as nossas aulas nos proporcionando essas aulas maravilhosas e vivendo novas experiencias, a cada aula saia com mais experiencia, ganhei mais uma família de músicos, foi um longo percurso até chegar aqui,  mas no final a gente olha para trás e ver todo o resultado positivo e isso nos motiva a seguir em frente, Em cada etapa me esforçava ao máximo para levar aos alunos uma forma bem simples e direta de aprender musica os trabalhos com as crianças nos estágios anteriores  foram muito marcantes para mim, adorei trabalhar com elas, através da metodologia que aprendemos nos estágios pude desenvolver as aulas de maneira bem produtiva. Agradeço ao meu amigo Renato Bento que sempre atuávamos em dupla juntos ate o penúltimo estagio, não aprendemos só os conceitos pedagógicos dar aulas, mas também a trabalhar em equipe.
          Todo o futuro professor precisa passar por esta etapa, vivenciar cada etapa do estagio traz uma grande segurança para nós que vamos ser futuros professores de musica, seja em qualquer instituição, particular ou privada.
            São diversas as maneiras de entender a construção da docência. Hentschke, Azevedo e Araújo (2006, p. 51) fundamentam-se, principalmente, nos estudos sobre os saberes que constituem a profissão de professor, entendidos como “uma diversidade de conhecimentos, competências e habilidades que caracterizam e devem ser inerentes ao profissional professor”.quero agradecer também minha Professora Ruth que nos orientou desde o nosso primeiro estagio, vamos ficar na saudades !!!! 


Comentários

  1. Que coisa linda Jorgines !!!
    Meu carinho a todos que estão participando da aula.
    Espero que seja bem frutífero o projeto.
    Fico torcendo !!!

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  2. Só a galera top com o melhor professor do Acre Jorgenei Goldin

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  3. Jorgines, parabéns !!! Sinto falta de você falar sobre aqueles momentos de dificuldades que teve quando pensou em desistir. Aqui nestas aulas vi apenas uma turma bem atenta e interessada. Parabéns a todos os alunos e que sejamos como Charles, assim: com um objetivo !!! Desejo sucesso em sua caminhada !

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